terça-feira, 21 de abril de 2015

21 fatos interessantes sobre Répteis

Répteis são um dos grupos mais diversos no reino animal. Seus comportamentos e atributos físicos cobrem um amplo espectro, que é uma das razões que nós, humanos, os achamos tão fascinantes.



Há uma série de mitos e mal-entendidos sobre répteis, mas (felizmente) não quase tantos como no passado. Hoje, sabemos mais sobre répteis do que nunca, e este conhecimento, trouxe à luz muitos fatos interessantes sobre estas criaturas e suas vidas.

Este artigo é um bom exemplo da incrível diversidade de répteis. Abaixo, eu compilei o que entendo ser alguns dos fatos mais interessantes sobre os répteis do mundo. Alguns destes são fatos sobre répteis em geral, enquanto outros são fatos sobre a espécie em particular dentro da classe Reptilia.

Interessante fatos sobre répteis

1. Há mais de 8.000 espécies de répteis do planeta, e em todos os continentes, exceto na Antártida (onde é muito frio).

2. "Sangue-frio" não é a melhor maneira de descrever répteis. O sangue não é necessariamente frio por si só. Mas eles são animais ectotérmicos, o que significa que pegam o calor do corpo a partir de fontes externas. Répteis não podem regular sua temperatura corporal internamente como os humanos.

3. Répteis estão entre as espécies mais longevas do planeta. Por exemplo, grandes tartarugas, como a tartaruga de Aldabra podem viver por mais de 150 anos. Os jacarés podem viver cerca de 70 anos. A cobra Píton bola, um tipo popular de cobra de estimação, pode viver até 40 anos.

4. A maior parte das cobras do mundo (quase dois terços) não são venenosas. Apenas cerca de 500 espécies de serpentes são venenosas, e desses apenas 30 - 40 são considerados prejudiciais para os seres humanos. Em outras palavras, inferior a 2 por cento de todas as cobras são considerados prejudiciais para os seres humanos.

5. Com relação ao fato de réptil # 4 acima, o oposto é verdadeiro na Austrália. Na verdade, existem cobras venenosas mais na Austrália do que as cobras não-venenosas. O A Taipan (Oxyuranus scutellatus) é uma das mais populares destas serpentes venenosas australianas. A Austrália é o único continente onde as cobras venenosas superam cobras não-venenosas.

6. É um fato que mais americanos morrem a cada ano por de picadas de abelhas do que de picadas de cobra.


7. Certos tipos de cobras podem passar meses sem comer. Isto é especialmente verdadeiro para os grandes constrictors, como a Anaconda ea píton. Snakes comer grandes refeições (em relação ao tamanho do corpo), e eles têm metabolismos muito mais lento do que os seres humanos têm. Isto explica em parte como eles podem ir tanto tempo entre as refeições.

8. A maioria dos tipos de répteis não toleram o frio muito bem. Mas Tartaruga de Blanding (Emys blandingii ou Emydoidea blandingii) por vezes é encontrado nadando sob o gelo na região dos Grandes Lagos dos Estados Unidos.

9. Cobras e lagartos agitam suas línguas no ar para capturar partículas odoríferas. Eles não cheiram através de seus narizes como você e eu. Em vez disso, usam a língua para coletar partículas odoríferas e depois passar as partículas sobre algo chamado órgão de Jacobson a decifrar o ar ao seu redor. Esta é, em parte, como répteis caçam comida.

10. Fiel ao seu nome, a Serpente africana Papa-ovo (do gênero Dasypeltis) prefere saborear os ovos de outros animais. Ela engole o ovo inteiro, e depois usa pequenos "picos" que se estende internamente a partir da sua coluna para quebrar o ovo aberto e engolir os conteúdos nutritivos. Por fim, vai regurgitar a casca do ovo desnecessários em uma peça bem dobrada.

11. Ao contrário da crença popular, os camaleões não mudam sua cor para combinar com diferentes formações. Camaleões naturalmente camuflam com os seus arredores (a maioria são predominantemente verdes para combinar com seu ambiente pelas copas das árvores). O fato é que os camaleões mudam de cor de forma limitada, geralmente por clarear ou escurecer a pele. Mas essas mudanças de cores estão relacionadas com a regulação da temperatura e alterações emocionais. Um camaleão com medo ou raiva, por exemplo, vai se tornar extremamente brilhante na cor.

12. Os crânios de cobras são compostas de muitos ossos pequenos que estão interligados de forma flexível. Isto é completamente diferente de um crânio humano, que é uma peça sólida. Isso permite que as cobras expandam suas mandíbulas e cabeças, a fim de comer presas maiores do que suas cabeças. A serpente de liga comum, por exemplo, poderia engolir um sapo mais que duas vezes o tamanho de sua cabeça. Grandes constritores como a anaconda pode expandir suas mandíbulas a um grau quase alarmante!

Há tantos fatos legais sobre répteis que é difícil escrever apenas um artigo sobre o assunto. Mas vamos continuar assim mesmo com a nossa lista de 21 fatos interessantes réptil ...

13. Muitas pessoas pensam que os répteis são viscosas. Mas o fato é que os répteis não têm glândulas sudoríparas como você e eu temos, pelo que a sua pele é geralmente fresca e seca. As pessoas que  tocam pela primeira vez uma cobra dizem a mesma coisa: "Oh, elas não são viscosas como imaginava."

14. As escalas de todas as cobras (e várias espécies de lagartos) são feitos de queratina, que é a mesma substância que compõe o cabelo e unhas humanas.

15. As serpentes mudam de pele em relação à sua taxa de crescimento. Um jovem cobra vai lançar mais frequentemente porque normalmente crescem mais rápido durante os dois primeiros anos de suas vidas. Uma cobra mais velho vai lançar menos frequentemente como sua taxa de crescimento mais lento.

16. espécies de serpentes mais longo do mundo é a píton, que pode ultrapassar os 30 pés (10 metros) de comprimento. Enquanto pítons reticuladas tipicamente crescer mais, a sucuri pode ser considerada a maior cobra pelo tamanho e peso total. A sucuri é uma serpente heavy-bodied e pode pesar mais de 300 quilos. Saiba mais sobre os tipos de cobras grandes .

17. Enquanto o píton e anaconda são as maiores cobras em geral, a cobra-rei é de longe a maior das cobras venenosas. Ela pode crescer para mais de 6 metros pode pesar mais de 20 quilos.

Eu lhe disse que havia um monte de fatos interessantes sobre répteis que vale a pena conhecer. E isso só um pouquinho. Vamos continuar ...

18. Algumas espécies de lagartixas usam suas caudas como uma ferramenta defensiva. Quando atacado, a lagartixa vai mexer o rabo para atrair a criatura atacante. Quando o animal morde a cauda, ​​a lagartixa pode destacar o rabo e fazer a sua fuga. Na maioria dos casos, uma nova cauda vai crescer em lugar da antiga.

19. A maioria das espécies de serpentes põem ovos. Mas cerca de um quinto de todas as cobras dão à luz filhotes vivos em seu lugar. Cascavéis e jiboias são exemplos de cobras vivíparos (Em biologia, designam-se como vivíparos os animais cujo embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe, numa placenta que lhe fornece nutrientes necessários ao seu desenvolvimento e retira os produtos de excreção). As cobras vivíparas podem dar à luz até 30 filhotes de uma vez.

20. Muitos estados americanos, como Geórgia e Texas ainda envolver-se em "ajuntamentos de cascavel", em que se reúnem e caçam e abatem cascavéis pelas centenas. Essas atividades são mais praticados por caipiras ignorantes que pensam que cascavéis são de alguma forma más ou mal-intencionadas. Eventualmente (pode-se esperar), tais práticas serão banidas... idealmente antes que uma outra espécie de animal fique extinta neste planeta.

21. Os répteis são os mais antigos tipos de animais no planeta. Tartarugas, por exemplo, vivem no planeta há mais de 200 milhões de anos, basicamente da mesma forma como os vemos hoje. Por esta razão, e muitas mais, répteis merecem o respeito de nós seres humanos. Eles não merecem o medo ou a perseguição!

Estes 21 fatos interessantes sobre répteis apenas é uma abordagem bem básica. Eu poderia facilmente ter ampliado essa lista para ser de 50 fatos interessantes ou mesmo 100. Mas o ponto deste artigo é apenas para dar-lhe um olhar sobre o mundo fascinante de répteis e, esperançosamente, despertar a sua curiosidade para que você realize mais pesquisas sobre o sujeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...