domingo, 3 de agosto de 2014

Beija-flor é 'mais eficiente' que helicóptero

Pesquisa pode ensinar engenheiros a projetar asas de aeronaves com maior eficiência aerodinâmica.

A engenharia ainda não conseguiu se igualar à natureza quando o assunto é voar, segundo um estudo que compara colibris a helicópteros.

Os pesquisadores afirmam que as "melhores" espécies dos passarinhos são 20% mais eficientes que um dos mais avançados micro-helicópteros do mundo.

A comparação leva em conta a energia usada por ambos para se manter em voo.

Quando se comparam helicópteros à média dos beija-flores, a tecnologia consegue empatar.

O estudo, coordenado pelo professor David Lentink, da universidade de Stanford, na Califórnia, foi publicado na revista especializada Interface da Royal Society Journal britânica.

Arrasto
Uma das maiores dificuldades do estudo foi medir a energia despendida pelos passarinhos ao flutuar no ar.
"Imagine um pássaro de 4g: as forças são mínimas", ele afirmou à BBC.

"O resultado disso é que o arrasto nas asas de um beija-flor nunca foi medido com precisão."
O arrasto é a força contrária à força criada pelo bater das asas dos colibris.

Lentink e sua equipe tentaram verificar se as asas do beija-flor são mais eficientes – ou seja, se aplicam menos energia para superar a força do arrasto – do que as lâminas da hélice de um helicóptero de dimensões parecidas.


A comparação foi feita com um micro-helicóptero avançado, o Black Hornet, que pesa 16g e é usado por militares britânicos em operações de vigilância no Afeganistão.
Para realizar as medições em laboratório, os cientistas usaram asas de espécimes de colibri mantidos em museus.

Girador de asa
As asas, avulsas, foram conectadas a um equipamento chamado girador de asa. Desta forma, a equipe foi capaz de medir exatamente quanta energia precisa ser aplicada no bater de asas para levantar o peso do pássaro.

Colaboradores do professor Lentink na universidade de British Columbia, no Canadá, registraram o voo de beija-flores selvagens para medir os movimentos exatos de suas asas – que batem até 80 vezes por segundo.

"Ao combinarmos o movimento das asas com o arrasto (medido em laboratório), pudemos calcular a energia aerodinâmica que os músculos do beija-flor precisam gerar para sustentar o voo parado", afirmou Lentink.

Uma espécie norte-americana de colibri, o Calypte anna, foi o campeão, flutuando com muito mais eficiência do que o helicóptero.

"Isso prova que se formos capazes de projetar asas melhor, podemos construir helicópteros que voam parados com tanta eficiência, se não mais, quanto colibris", disse o especialista.

Ele concluiu ainda que em diversas áreas relativas ao voo, a tecnologia não chega nem perto da natureza.
"Mas, se nos concentrarmos só na eficiência aerodinâmica, estamos mais perto do que nunca." (do G1)


Como se alimentam os beija-flores
Beija-flores são aves muito pequenas com um alto metabolismo. Uma grande quantidade de energia é gasta voando, então eles devem se alimentar quase constantemente. Beija-flores podem consumir até duas vezes seu peso corporal em néctar a cada dia. Eles normalmente se alimentam de néctar e insetos. Beija-flores realmente absorvem o néctar com suas línguas. Muita gente acha que beija-flores têm uma língua oca como um canudo. Suas línguas têm ranhuras nas laterais que coletam néctar. Quando o bico contrai, o beija-flor pode engolir o néctar das flores e dos alimentadores artificiais (bebedouros).

Beija-flores são capazes de pousar e vai fazê-lo em alimentadores regularmente. Porque eles voam muito, têm pés mal desenvolvidos. Eles mal podem andar com desenvoltura. O beija-flor fica muito mais confortável em vôo.

Colibris de alimentação
É importante para manter qualquer alimentador (bebedor) com néctar limpo e abastecido com solução fresca.

Vôo do beija-flor
O vôo do beija-flores é surpreendente observar. Eles são capazes de voar para cima, para baixo, para frente, para trás e para os lados. Eles podem parar em pleno ar. Beija-flores são famosos por sua exibição aérea. Alguns monitores são exposições do corte; outros monitores são agressivos. Beija-flores voar grandes distâncias quando estão migrando. O colibri Rubi-de-garganta migra cerca de 600 milhas através do Golfo do México.

Canção do beija-flor
Beija-flores não cantam de verdade. Em vez disso, eles vocalizam notas e chilream. A maioria das chamadas são trinados e zumbidos curtos e silvos. Beija-flores fazem um zumbido enquanto os pássaros estão em vôo. Este som é referido como um "apito da asa." Aves freqüentemente vocalizam para atrair um companheiro.


Curiosidades sobre beija-flores

• Eles fazem poleiro.

• Eles têm os pés muito fracos e não os usam para o transporte

. • Eles voam para a frente, para trás, mudam para os lados, param no ar.

• Eles podem bater as asas 60 a 200 vezes por segundo.

• Eles dobram o néctar com suas línguas.

• Eles podem voar até 60 quilômetros por hora.

• Eles podem viver 5-6 anos em estado selvagem.

• Eles são os menores pássaros do mundo.

• Eles consomem, em média, metade do seu peso em açúcar a cada dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...