terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

kiwi, o pássaro fofo nativo das florestas e selvas da Nova Zelândia. Veja


O kiwi, o pássaro ícone nacional da Nova Zelândia.

O Apteryx, popularmente chamados de quivi ou kiwi é um pássaro marrom, felpudo, incapaz de voar, nativo das florestas e selvas da Nova Zelândia. Nos últimos anos entrou em em extinção, principalmente devido à introdução de predadores, como cães, gatos, ratos, furões e doninhas que caçam e comem seus ovos. O kiwi é quase impotente contra essas ameaças exóticas e há muitas organizações com projetos de apoio para a conservação para tentar proteger a população dos kiwis restantes. O maior desses projetos de conservação é executado pelo Banco da Nova Zelândia.

Os primeiros mamíferos foram introduzidos para a Nova Zelândia pelos Maoris. Estes, de origem polinésia, levaram o cão e o rato polinésia para a Nova Zelândia.


Já no século XVIII, a colonização Inglesa na Nova Zelândia introduziu uma multiplicidade de espécies animais: bovinos, ovinos, coelhos, perus. os cervos da caça e  pequenos animais como o gato doméstico.

Existem muitas espécies diferentes de kiwis, mas todos eles só podem ser encontrados habitando as florestas da Nova Zelândia. Acredita-se que a incrível diversidade desta ilha é devido à sua separação precoce da Austrália e do resto dos continentes, há milhões de anos, por meio da movimentação da placa tectônica.

Existem 5 espécies diferentes de Kiwis, um mais negro, outro marrom, um maior, outro menor etc. O kiwi é a ave ícone nacional da Nova Zelândia. Na verdade, o povo nativo da Nova Zelândia, são muitas vezes também chamados de Kiwis. O kiwi também aparece em muitas bandeiras e símbolos ao longo das ilhas. Esse animal até inspirou o nome da fruta kiwi, por causa da casca peluda.

No Guinness World Records 2013 o kiwi-marrom-da-ilha-do-sul tem o título de maior ovo de ave em relação ao corpo, uma fêmea kiwi pesa 1,7kg botou um ovo de 406g, correspondendo a quase um quarto de sua massa corporal total. Ovos de kiwi com 510g já foram confiavelmente registrados.

O kiwi tem duas características que o tornam único no mundo animal. A primeira característica é que ele é o único pássaro com narinas na extremidade do pico, que é muito longa, que está relacionado aos seus hábitos noturnos. Seus olhos são muito pequenos e à noite é guiado pelo cheiro, em vez de visão para encontrar alimento. O kiwi é onívoro, alimentando-se principalmente de minhocas e insetos que captura com seu longo bico no chão.

Kiwis são animais onívoros e comem uma variedade de plantas e animais, principalmente vermes, insetos e aranhas, mas também come frutas e bagas, geralmente aquelas caídas no chão da floresta.

Relaciona-se o kiwi com o avestruz e a ema, tornando o kiwi o menor membro desta família de pássaros . Como se fosse primos maiores, o kiwi é incapaz de voar devido à sua pequena envergadura e grande peso. Este pássaro, portanto, passa sua vida forrageando no chão da floresta.

Apesar de geralmente solitários, esses animais são conhecidos por viver em pares em partes de suas vidas. Estes pares se acasalam e o kiwi fêmea é conhecido por ser maior do que o kiwi macho, ou seja, o kiwi fêmea é geralmente a ave dominante.

Antes da introdução de animais como gatos e cães , kiwis percorriam Nova Zelândia em grande número. É desde os humanos se estabeleceram lá com seus animais de estimação que o número kiwi declinou rapidamente. Hoje se acredita que haja apenas cerca de 200 kiwis na natureza.

Kiwis não se defendem com o bico, mas sim com as patas, que são afiadíssimas. O bico é usado para pegar-se num ramo, enquanto desfecha uma potente patada contra o adversário. Kiwis são super agressivos, e não se pode pegar um na mão sem que se sofra cortes profundos, além de bicadas. Na mata, um Kiwi protege tanto seu território que é capaz de perseguir um humano, e a potência da investida impressiona qualquer um. Ele vem como uma locomotiva, emitindo sons como gritos.

Kiwis são pássaros muito nômades, que significa que eles são conhecidos por se movimentarem muito em vez de ficarem em um lugar. Kiwis cavam tocas durante o dia para dormir à noite e depois passam para outro local e construem uma toca nova no dia seguinte. A única exceção a isso é quando o kiwi nidifica para colocar colocar os seus ovos. O kiwi fêmea põe uma média de cinco ovos por desova, que levam cerca de 3 meses a escotilha. O kiwi macho é aquele que incuba (choca) os ovos na maioria do tempo. [Fonte: a-z-animals.com]


Salvando os Kiwis - Nova Zelândia

2 comentários:

  1. meu deus são tão lindos!to apaixonada por esses pássaros! ♥ queria muito um mas além de ser muito distante devem ser protegidos e a venda seria ilegal . Então apenas admiro esses passarinhos tão lindos e marrentos kkk

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...