sábado, 26 de fevereiro de 2011

Por que a zebra tem listras?

Pesquisadores descobrem gene que determina cores dos animais 


 Pesquisadores da Universidade de Harvard têm feito progressos na tentativa de responder enigmas como: por que o leopardo tem pintas? Como a zebra ganhou suas listras?

As "aquisições" podem estar ligadas a um gene chamado Agouti, que, segundo a equipe, determina os padrões de cor em uma espécie de camundongos muito comum na América do Norte. O gene, encontrado em todos os vertebrados, pode ser o determinante da cor em uma ampla variedade de espécies. Este processo, no entanto, ainda é pouco compreendido, tanto no nível molecular quanto no evolutivo.

- Pela coloração simples de camundongos, que têm um dorso escuro e uma barriga mais clara, mostramos que pequenas mudanças na atividade de um único gene de pigmentação em embriões gera grandes diferenças no padrão de coloração de um adulto - explicou Marie Manceau, pesquisadora do Departamento de Organísmica e Evolução de Harvard e coautora de um artigo sobre a pesquisa, que será publicado na edição desta sexta-feira da revista "Science".

Marie e sua equipe descobriram que o padrão de coloração desses camundongos é baseado na forma como o Agouti se expressa num "pré-padrão" embrionário. No animal que estudaram, isso acontece no meio da gestação - apenas 12 dias após a concepção, bem antes dos primeiros pigmentos serem produzidos na pele.

Mudanças sutis na atividade embrionária do gene, portanto, podem fazer uma profunda diferença na distribuição dos pigmentos por todo o corpo.

- É difícil não especular que o Agouti tenha um papel na geração de padrões mais complexos, que vão de pintas a listras, em vários vertebrados - assinala Hopi E. Hoekstra, coautor do artigo.

Marie e Hoekstra, agora, pretendem continuar pesquisando a base molecular de animais em busca destes padrões mais complexos. Por isso, podem analisar leopardos e zebras.


O Globo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Macaco se lava com urina para atrair fêmea, diz pesquisa

Um estudo recém-divulgado afirma que o hábito de macacos macacos-prego de esfregar urina na pele é uma tática para atrair a fêmea da espécie.

A pequisa divulgada na publicação especializada American Journal of Primatology mostrou que os cérebros de fêmeas dos macacos-prego ficam mais ativos quando elas sentem o cheiro de urina de machos maduros sexualmente.

A conclusão dos autores do estudo é que os macacos passam a urina para atrair as fêmeas e mostrar que estão disponíveis.

''Como as fêmeas do macaco-prego  quando estão férteis solicitam mais ativamente os machos, concluímos que o banho de urina por parte dos machos fornece a informação química que as fêmeas precisam a respeito de seu status sexual ou social'', disse à BBC a primatologista Kimberley Philips, da Trinity University, na cidade de San Antonio, nos Estados Unidos.

Vários símios, entre eles o bugios, macacos-esquilo e algumas espécies de macacos-prego, utilizam a prática de urinar na palma da mão e em seguida esfregam a urina nos pés e no traseiro.

Até então, cientistas especulavam sobre os possíveis motivos do ''banho de urina'' a que os macacos se submetiam. Entre as hipóteses levantadas estava a de manter a temperatura do corpo ou permitir que cada um se identificasse a partir do cheiro.

Cérebro

A pesquisa, afirma a primatologista, mostrou que ''quando solicitados pela fêmea, os adultos do sexo masculino aumentam o uso de 'banhos de urina'''.

A pesquisa realizada por Kimberley Philips e outros pesquisadores se valeu de scanners de ressonância magnética que acompanhavam a reação do cérebro das fêmeas e as modificações que eles sofriam após elas farejarem a urnina dos machos adultos e mais jovens.

Como os machos adultos são sexualmente maduros, eles expelem uma maior concentração de hormônio masculino testosterona em sua urina.

A concentração de testosterona também está ligada ao status social do animal. Machos com status mais elevado em comparação com os demais tendem a produzir mais testosterona.

''O cérebro da fêmea do macaco-prego  tende a reagir de maneira diferente em relação à urina dos adultos machos e à dos machos mais novos'', afirmou Kimberley Philips.

''Nós acreditamos que isso é usado como uma forma de comunicação para passar status social ou sexual.''

A pesquisadora disse ser surpreendente que os macacos-prego utilizam tais procedimentos, uma vez que a espécie não é conhecida por se comunicar através do olfato.


BBC Brasil

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Nova Zelândia: 107 baleias-piloto mortas

WELLINGTON - As 107 baleias-piloto encontradas em uma praia remota da Nova Zelândia morreram, segundo informações do Departamento de Conservação do país nesta segunda-feira.

As baleias foram encontradas por turistas no domingo, próximo a Cavalier Creek, no extremo sul da Nova Zelândia.

O Departamento de Conservação informou que sobrevoou a área e descobriu que metade do grupo estava morto e a outra parte estava morrendo. As baleias chegaram bem à praia, mas a maré baixou, o que deixou poucas chances de mantê-las vivas até os socorristas chegarem. Já no domingo 48 baleias foram sacrificadas.

- Sacrificar é uma decisão difícil mas é tomada para evitar o sofrimento prolongado do animal - disse Brent Beaven, que levou a equipe ao local.

Baleias-piloto medem de 4 metros a 6 metros de comprimento e são a espécie mais comum da Nova Zelândia. No mês passado 24 baleias-piloto morreram depois de encalhar na North Island. Em dezembro de 2009 mais de 120 baleias morreram perto de Golden Bay e na costa leste da North Island.

AFP

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Fotos inusitadas de animais brigando por comida. Veja

Na terça-feira, gaivotas lutaram por pedaço de pão em pleno voo.
Em 2010, pássaros foram flagrados tentando roubar noz de cão-da-pradaria.


Na última terça-feira (15), o fotógrafo Michal Cizek flagrou duas gaivotas lutando por um pedaço de comida durante pleno voo em Praga, na República Tcheca. Abaixo, o G1 lista essa e outras imagens curiosas de animais lutando por uma refeição.

Duas gaivotas foram flagradas no dia 15 de fevereiro de 2011 lutando por um pedaço de pão durante o voo em Praga. (Foto: Michal Cizek/AFP)

Pássaros tentam roubar noz de cão-da-pradaria em zoológico de St. Louis, nos EUA. A imagem foi feita em setembro de 2010. (Foto: Tad Arensmeier/Barcroft Media/Getty Images)


O fotógrafo Paul Hobson flagrou em novembro de 2010 dois pássaros brigando por comida perto de sua casa em Sheffield, no Reino Unido. (Foto: Reprodução/Daily Telegraph)

Dois pardais foram flagrados em 2010 lutando por comida em um jardim em Scherz, na Suíça. (Foto: Urs Schmidli/Barcroft Media/Getty Images


G1

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...