segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lagartixa satânica, você conhece esse bicho?

Para os olhos menos exigentes poderia ser uma folha seca em cima de uma árvore no início do outono. Mas essa forma surpreendente é, de fato, uma lagartixa que pode se camuflar tão bem que realmente parece uma folha.

Empoleirado num ramo, esta lagartixa satânica com cauda de folha misturou-se em seu entorno tão habilmente que mesmo fazendo o seu corpo em forma de bobina entre a folhagem.


A imagem impressionante da espécie foi capturado na Andasibe-Mantadia National Park, em Madagascar.




Descrição

Lagartixa satânica com cauda de folha tem esse porque possuem chifrinhos e alguns exemplares tem olhos vermelhos se parecendo com a figura mitológica do "satanás" ". Dois ovos são colocados e eclodem após 60 a 70 dias.


 A coloração pode ser marrom ou cinza e pode transformar-se surpreendente em amarelo, verde, laranja e tons de rosa.

Dormem achatadas contra ramos des árvores com as cabeça apontando para baixo, eles podem ajustar sua  coloração do corpo ao seu ambiente.

Inativos durante o dia, elas movem somente quando perturbadas. Respondem ao estímulo com uma impressionante exibição de uma boca escancarada brilhantemente colorida e uma cauda ereta. E à noite sai à caça insetos.
A cauda Lagartixa satânica de folhas tem nove membros, variando em tamanho de 8cm a 30cm. Membros maiores do gênero têm barbas e franjas em torno de todo o corpo.

Quando em repouso a cabeça, que estabelece em um ramo ou líquen coberto de musgo elas são quase impossíveis de ver.

Essa lagartixa é um mestre em disfarces. Seus olhos grandes ajudam na caçada espécies noturnas, suas bocas grandes são capazes de atacar presas grandes.

Lagartixa satânica com cauda de folha são totalmente adaptados à vida em uma floresta primária e seus disfarces são tão enigmáticas, que as suas espécies e sub-espécies estão sendo descobertas ainda hoje.

Moradores etêm medo delas e se referem a eles como o diabo. Quando perturbadas, membros maiores da espécie ficam de pé e com a boca aberta soltam um assobio ensurdecedor.

Nome científico: phantasticus Uroplatus
Família: Gekkonidae
Adulto Tamanho: 3-6 polegadas
Gama: Madagascar
Habitat: florestas Lush

Mais conhecida como lagartixa satânica com cauda de folha, a espécie acima é natural da ilha de Madagascar. Mas, como vários animais da região, corre risco de ser extinta por causa da destruição de seu habitat e caça feita por colecionadores. A lagartixa usa sua aparência para camuflagem e, apesar do olhar satânico, só se alimenta de insetos.

Informações sobre cuidados em cativeiro
Apesar de ser proveniente de florestas tropicais que recebem a abundância de chuvas, esses diminutos "demônios" gostam de muito calor. Temperaturas na casa dos 20 a 26 graus celsius. Acima disso é demasiado quente e é realmente perigoso para eles. À noite a temperatura pode cair pode cair abaixo dos 15 graus celsius que será bem toleradas pela lagartixa satânica. Tal mudança, aparentemente radical é normal para lagartixa satânica com cauda de folha na natureza e deve ser repetido em cativeiro para os melhores resultados a longo prazo na manutenção e reproduzi-los.

Forrar o solo com folhas funciona bem como um substrato. A gaiola deve estar freqüentemente com alta umidade, mas o ar não deve estagnar. A circulação do ar moderada através da gaiola é necessária para evitar mofo e bolor . Deve-se adicionar várias plantas com numerosos e pequenos ramos e folhas para que estes lagartos possam subir e explorar. As lagartixas satânicas com cauda de folha preferem moitas pequenas, não as árvores de grande porte.

Fornecer diverso insetos pequenos, mas apenas na quantidade que serão consumidos à noite. Você deve adicioná-los com moderação no início até que você verifique a quantidade que compõe uma refeição normal. Deve-se colocá-los na gaiola ao entardecer, quando a lagartixa satânica com cauda de folha saem para forragear.

Fonte: Galileu

4 comentários:

  1. muito interessante esse animsl eunão concordo em te lo como animal de estimação

    ResponderExcluir
  2. Por isso não podemos julgar certas espécies que são vistas apenas como mitos.
    A ciência não tem 30% dos tipos de vida na verdade.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muito medo de lagartixa.Porem tenho visto sites sobre elas. Mas a lagartixa que mais me chamou atenção foi essa,por ter um nome muito sinistroo.
    Mais acheii muito legal ler sobre ela.

    ResponderExcluir
  4. Isso que de fato estamos vendo...É sim verdade
    Já vi uma no meu quintal
    Hum...Digo,uma ninhada
    Fui pegar e vi que não eram somente folhas,mas sim lagartixas.
    Elas estavam novas,sem olhos oO
    Ao passar do tempo começou a crescer olhos,mas estavam da cor deles
    Passou o tempo,já estavam velhas e vi os olhos vermelhos.
    Por isso se chama Lagartixa Satânica,Pelo fato dos olhos.E que lá na Bíblia a cobra que deu a maçã para a Eva não era exatamente cobra,Mas sim uma lagartixa,Que depois de dos ambos contarem a deus que comeram a maçã ele fez a lagartixa satânica ficar sem pernas ''digamos'',O nome ligado a essa lagartixa foi ao caso que ela é enganadora,que se a gente ficar ao menos 2 ou 3 metros longe dela,não vemos um bicho,mas sim uma folha. >.<
    Flw gente
    Espero ter ajudaduU

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar

30 Curiosidades sobre Cobras

30 Perguntas e Respostas sobre Cobras  Fontes: ypedia.com.br, rotasdeviagem.com.br, bombeiros.ce.gov.br, ufsm.br, cobasi.com.br, peritoanima...